Temos um inimigo em comum vivendo dentro de nós e ele não é o HIV

💡 Mais Leve Do Que Nunca - Edição #011

“Conhece teu inimigo e conhece-te a ti mesmo”

✨ Dica (1): Leia esta edição ouvindo Man in the Mirror do Michael Jackson na playlist do Mais Leve Do Que Nunca no Spotify (clique aqui!)

“Conhece teu inimigo e conhece-te a ti mesmo; se tiveres 100 combates a travar, 100 vezes serás vitorioso. Se ignoras teu inimigo e conheces a ti mesmo, tuas chances de perder e de ganhar serão idênticas. Se ignoras ao mesmo tempo teu inimigo e a ti mesmo, só contarás teus combates por tuas derrotas.”

Sun Tzu

Esse é um trecho recortado do livro "Arte da Guerra", uma obra-prima de estratégia militar que tem influenciado e inspirado líderes de todas as nações, escrito por Sun Tzu, um general de guerra chinês que viveu no século VI a.C.

Mas o que um trecho recortado de um livro sobre estratégias militares tem a ver com o enfrentamento do diagnóstico de HIV?

Conhecer profundamente o seu inimigo é uma regra que merece atenção quando a intenção é vencer uma batalha, seja ela qual for.

Saber sobre suas estratégias, inteligência de ataque, conhecer suas fragilidades e, principalmente, os seus pontos fortes.

A chance de vencer um combate contra um inimigo que você não conhece é bem pequena, quase inexistente.

A não ser que você acredite em milagres.

Mas ainda assim é um risco muito grande e um preço alto que você paga para deixar apenas nas mãos da sorte ou do acaso as suas vitórias, conquistas e sucessos.

“Near, far, wherever you are I believe that the heart does go on”

Foi na noite do dia 14 de abril de 1912 que um navio de luxo com o nome de Royal Mail Ship (RSM), mundialmente conhecido como Titanic, com 2.208 pessoas a bordo, afundou no Oceano Atlântico em direção a Nova York, em sua viagem inaugural quando colidiu com um iceberg.

Um acidente que resultou na morte de 1.496 pessoas, transformando-o em um dos piores desastres da história da navegação.

Seus destroços permanecem nas profundezas do oceano, a cerca de quase 4 mil metros debaixo d'água.

Um iceberg é, em resumo, um imenso bloco branco de gelo que se desprendeu de uma geleira e fica flutuando pelas águas dos oceanos à deriva, levado pelas correntes marítimas.

São famosos por terem a menor porção da sua estrutura acima do nível do mar, enquanto a maior parte de sua massa fica submersa e invisível, o que representa assim um perigo para os navios e embarcações.

Tudo isso para contextualizar uma afirmação:

O que afunda o navio é a parte do iceberg que o capitão não enxerga.

Xeque-mate!

De novo, toda batalha que se trava contra o desconhecido ou contra um inimigo oculto é certeza de uma derrota cruel.

Muito pior quando você entra para uma batalha contra o inimigo errado.

Nós temos um inimigo em comum vivendo dentro de nós e ele não é o HIV.

Aqui vale uma observação, eu me permito escrever usando a primeira pessoa do plural (nós) já que eu sou também uma pessoa que vive com HIV há mais de 20 anos.

Por muito tempo eu acreditava que era ele - o HIV - o meu maior inimigo e era contra ele que passaria a vida travando uma batalha.

Continue lendo …

Inscreva-se para continuar lendo

Meu conteúdo é 100% gratuito. Para desbloquear as publicações tudo que você precisa fazer é cadastrar o seu melhor e-mail.

Already a subscriber?Sign In.Not now

Reply

or to participate.